Entenda as diferenças entre o sistema TMS e WMS.
Não há como negar, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter diferenciais fortes e visíveis para se destacar. Nesse sentido, a forma que se gerencia a logística é ponto fundamental para os extremos: sucesso absoluto e falência irremediável.
O grande problema relaciona-se à importância da gestão logística e a falta de noção sobre sistemas que auxiliam as empresas em seus objetivos, extraindo os melhores resultados do negócio.
Sabendo disso, separamos tudo que você precisa entender sobre TMS e WMS e as diversas relações entre os sistemas. Veja abaixo:
O que é um WMS?
O WMS, ou ainda, Wahehouse Management Systems, é o sistema de gestão que controla o processo de recebimento, armazenagem, separação e expedição de suas mercadorias. Desse modo, auxilia no controle mais eficiente, na precisão de inventário e na automatização de processos.
Assim, se você possuir essa inteligência operacional ao seu lado, será capaz de processar:
- Pedidos recebidos;
- Indicadores matemáticos e estatísticos;
- Emissão de relatórios e classificação de estocagens;
- Gestão de inventário – que traz mais agilidade na conferência de produtos e exatidão na contabilidade de itens;
- Atualização automática de itens armazenados, facilitando a gestão logística e a implementação de métodos modernos.
Em síntese, estas funcionalidades permitem elevar o patamar de seus processos, informatizando resultados e reduzindo custos com extravios ou perdas de mercadorias. Sobretudo, o aumento da produtividade e a diminuição de erros são algumas das consequências positivas na utilização de um sistema WMS.
Entretanto, o sistema WMS sozinho não é o suficiente para redimensionar custos logísticos de transporte. Portanto, surge o sistema TMS, conheça abaixo:
O que é TMS?
O TMS – Transportation Management System – é um software que visa alcançar todo o processo de distribuição, gerindo a operação e a logística de maneira integrada.
O sistema possui diversas funcionalidades que podem ser utilizadas conforme sua necessidade. De forma geral, é um sistema de fácil integração com ERPs e com o próprio WMS. Veja o que essa solução torna possível:
- Realizar cálculos de fretes automáticos e em tempo real;
- Automatizar a gestão financeira de sua transportadora e geração de dados confiáveis;
- Rastreamento de entregas e simulação de cenário para a otimização da estratégia de fretes;
- Emissão de documentos fiscais que legalizam o transporte de carga e de passageiros (CTe, MDFe, DTe e CTe Os);
- Acompanhamento constante e instantâneo das despesas e receitas de sua transportadora, dominando 100% o seu negócio.
Entre as infinitas funcionalidades que o sistema TMS pode agregar à sua empresa, o software de gestão do transporte pode ser seu principal aliado na conquista de uma transportadora de sucesso.
E por quê? Com clientes cada vez mais exigentes, é essencial gerenciar seus processos operacionais e prestar um serviço rápido, seguro e sem custos elevados.
Desse modo, o sistema TMS foi criado para racionalizar todas as etapas da cadeia logística, financeira e fiscal, encaminhando produtos ao seu consumidor final com agilidade e qualidade.
Quais as diferenças entre TMS e WMS?
Enquanto o WMS direciona-se à automatização no recebimento de processos, armazenagem e expedição, o TMS garante o máximo controle para as suas operações de transporte.
Resumidamente, conta com controle robustos sobre diferentes etapas de uma transportadora. Entretanto, apesar de haver a possibilidade de integração, TMS e WMS não se parecem em nada.
Enquanto o segundo está preocupado com gestão, avaliação e monitoramento de estoques, o primeiro interliga-se diretamente com a gestão financeira, fiscal e logística do negócio.
Por fim, podemos concluir que um sistema integrado a outro possibilita que um gerenciamento com mais qualidade e eficiência seja executado.
Veja também: sistema TMS e sua importância em uma gestão eficiente.
Quais os benefícios da integração TMS e WMS
Com a interligação das duas tecnologias todos os processos operacionais sofrem são impulsionados e geram resultados cada vez melhores. Ou seja, quando juntas, a base de dados dos sistemas criam uma ferramenta completa e de fácil acesso.
Portanto, tornam-se peça-chave para reduzir erros, desburocratizar processos e fortalecer a aquisição de um método ágil para o fluxo de seu negócio.
Além disso, a gestão de maneira eletrônica reduz os custos de serviço. Este é um fator importante para a fidelização de clientes e aumento do faturamento, entre outras infinitas vantagens.
Desse modo, o sistema TMS e WMS são uma excelente forma de conduzir seu negócio pautando-o em estatísticas reais e otimizações que dão certo.
Sobretudo, sabendo dos desafios logísticos, fiscais e financeiros diariamente, é possível implementar inovações para facilitar a sua rotina. Com isso, vêm a garantia de resultados cada vez mais aprimorados e positivos para um negócio.
Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o sistema TMS e WMS e suas diferenças e vantagens.
Se ficou com dúvidas, deixe um comentário. Se este conteúdo foi útil para você, considere compartilhar com alguém ou se inscrever na newsletter gratuita logo abaixo.